Notícias da África

Quinhentos imigrantes forçam barreira de Ceuta e entram na Espanha

MADRI — Centenas de imigrantes conseguiram ultrapassar na madrugada desta sexta-feira a barreira que cerca o pequeno território espanhol de Ceuta, no Marrocos, e entrar na Espanha, anunciaram o serviço de emergência e a Guarda Civil. A confusão deixou algumas pessoas feridas, entre imigrantes e agentes de segurança.

"A Guarda Civil calcula que 500 pessoas teriam conseguido entrar na cidade", anunciou o serviço de emergência no Twitter.

Na noite do Ano Novo, houve outra tentativa de entrada em massa, quando mil imigrantes forçaram a barreira de seis metros de altura que cerca Ceuta. Na ocasião, no entanto, não tiveram sucesso.

Imagens gravadas pelo jornal local "Faro de Ceuta" mostram grupos de dezenas migrantes caminhando eufóricos pelo território espanhol, que fica às margens do Mediterrâneo.

O serviço de emergência informou no Twitter que a Cruz Vermelha atendia quase 400 pessoas, levadas para o centro de retenção administrativa de Ceuta.

O enclave, reivindicado pelo Marrocos, constitui, junto com Melilla, a única fronteira terrestre entre África e Europa. O local é um ponto de passagem para imigração clandestina procedente da África Subsaariana ou do Magreb.

A vigilância da fronteira e o controle das passagens entre os países são de responsabilidade das forças espanholas e marroquinas.

oglobo.globo.com | 2/17/17 12:14 PM
Poluição está relacionada a 2,7 milhões nascimentos prematuros ao ano, diz estudo

LONDRES - Conter a poluição do ar pode ajudar a prevenir 2,7 milhões de nascimentos prematuros por ano, uma condição que ameaça as vidas de crianças e aumenta o risco de problemas físicos e neurológicos a longo prazo, apontaram cientistas em estudo publicado nesta quinta-feira.

Partículas finas no ar, derivadas do uso do óleo diesel, queimadas e outras fontes, podem estar relacionadas ao risco de partos prematuros — em conjunto com outros riscos como a idade e a saúde da mãe — segundo o estudo, publicado no periódico "Environment International".

— A poluição do ar pode não só prejudicar pessoas que estão respirando o ar diretamente, mas pode seriamente afetar o bebê no útero da mãe — aponta Chris Malley, autora que liderou a pesquisa, baseada em informações de 2010.

A maior parte de nascimentos prematuros relacionados à poluição do ar ocorrem no Sul e no Leste da Ásia. Somente a Índia soma cerca de um milhão de partos prematuros, e a China, 500 mil. Uma mulher grávida em alguma cidade nestes países respira 10 vezes mais ar poluído do que uma futura mãe em áreas rurais da Inglaterra ou da França, por exemplo.

Por outro lado, de acordo com a pesquisa, na África subsaariana ocidental, no Norte da África e no Oriente Médio, nascimentos prematuros estão relacionados principalmente à poeira de desertos.

A cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estimados 15 milhões de bebês nascem de forma prematura e quase um milhão deles morrem após complicações decorrentes.

Ainda de acordo com a OMS, complicações em partos prematuros são a causa principal de morte em crianças com menos de 5 anos.

oglobo.globo.com | 2/16/17 7:14 PM
STF julga de pedido de liberdade de Cunha; acompanhe ao vivo

O Supremo Tribunal Federal iniciou na tarde desta quarta-feira, 15, o julgamento de um recurso do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que pede a anulação da prisão preventiva que lhe foi determinada pelo juiz da 13.ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro. A prisão de Cunha, no dia 19 de outubro, se deu dentro do processo em que Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benim, na África, e usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. [Leia mais...] atarde.uol.com.br | 2/15/17 6:59 PM
Presidente da África do Sul e Trump conversam sobre relações comerciais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, nesta segunda-feira, sobre os laços comerciais e a estabilidade no continente africano.Em um comunicado, o gabinete de Zuma disse que existem 600 companhias americanas operando na África do Sul e que os laços comerciais entre os dois países são "fortes". [Leia mais...] atarde.uol.com.br | 2/13/17 6:45 PM
Abin amplia atuação no exterior e abre escritórios em 4 países
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) quer ampliar sua área de atuação para garantir eficiência nos trabalhos de combate ao terror, ao crime organizado e às ameaças cibernéticas. Para isso, instalou escritórios de representação em quatro novos países - África do Sul, Estados Unidos, França e Paraguai. As quatro novas representações se somaram às já existentes em Argentina, Colômbia e Venezuela. [Leia mais...] atarde.uol.com.br | 2/13/17 10:25 AM
Eleitores suíços aceitam simplificar processo de naturalização para jovens

Os eleitores suíços decidiram neste domingo tornar mais fácil para jovens estrangeiros obter a cidadania suíça, concordando com o acesso de 25 mil pessoas com menos de 25 anos ao rápido processo, hoje disponível a estrangeiros que se casam com suíços.

A medida, que tem sido chamada de "naturalização de imigrantes de terceira geração" e contou com a apoio 60,4% dos votos, dá aos jovens cujos pais e avós tenham vivido na Suíça há anos um caminho simplificado para a cidadania.

Nascer na Suíça não confere automaticamente a cidadania suíça e alguns outros países europeus. Estima-se que cerca de 25 mil pessoas seriam afetadas pela medida, que poderá ser de longo alcance, tendo em vista que um quarto da população da Suíça é formada por não cidadãos.

A iniciativa significará menos papelada, menos atrasos e taxas mais baixas para menores de 25 anos cujos pais e avós vivem na Suíça há anos, mas que não passaram pelo demorado e oneroso processo de naturalização.

Os seus beneficiários imediatos são na sua maioria descendentes de turcos, não migrantes e refugiados da África e do Oriente Médio cuja recente chegada à Europa provocou uma reação da extrema-direita. A Suíça, que não está na União Europeia, mas é cercada por membros do bloco, vem recebendo estrangeiros há séculos. Fonte: Associated Press.
www.folhadaregiao.com.br | 2/12/17 9:00 PM
Para Moro, Cunha tentou intimidar Temer em ação
O juiz federal Sérgio Moro afirmou, em decisão de ontem, que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tentou intimidar o presidente Michel Temer no processo penal que responde pelo recebimento de R$ 5 milhões de propinas em um contrato da Petrobrás na África. O magistrado negou pedido de liberdade apresentado pela defesa do deputado cassado. [Leia mais...] atarde.uol.com.br | 2/11/17 11:28 AM
Eclipse penumbral da Lua pode ser visto em todo o Brasil nesta sexta

A chegada da lua cheia, nesta sexta-feira, 10, será marcada por um fenômeno conhecido como eclipse penumbral. Ele poderá ser visto em todo o Brasil e em países da Ásia, Europa, África, do Oriente Médio e das Américas do Sul e do Norte. O eclipse penumbral é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra e resulta em uma variação do brilho da lua que dificilmente é notada. A sombra projetada pela Terra tem duas partes denominadas umbra e penumbra. [Leia mais...] atarde.uol.com.br | 2/10/17 2:01 PM